Solo viveu uma vida que nenhum cão merece. Passou quase uma década solitário nas ruas de Los Angeles, cuidando de si mesmo. Com o passar dos anos, Solo ficou doente e envelheceu a ponto de não conseguir acompanhar outros cães, conforme ilovemydogsomuch relata.
Eventualmente, ele ficou tão exausto e fraco que não podia mais andar e caiu na varanda de uma mulher. Quando essa mulher o encontrou, ela o chamou de Solovino (em espanhol, significa “ele veio sozinho”) e imediatamente ligou para o Rocket Dog Rescue em busca de ajuda.
O resgate levou Solo para São Francisco, onde ele encontrou um lar adotivo. Infelizmente, Solo foi adotado várias vezes, mas por razões alheias a ele, sempre retornava ao resgate.
Até que um dia, Carol Messina viu uma foto de Solo na internet e soube instantaneamente que tinha que resgatá-lo.
“Quando o conheci e vi como ele estava triste, soube que ele ficaria comigo para sempre, não importa o que acontecesse”, disse Messina ao The Dodo.
Devido ao passado de Solo, ele era muito tímido e não confiava plenamente nas pessoas. Sua interação com as pessoas era atípica, e ele recuava sempre que alguém tentava acariciá-lo.
No entanto, Messina logo descobriu que esse comportamento não era apenas uma questão de confiança, mas principalmente de audição. A audição de Solo era muito pior do que se pensava, e ele era praticamente surdo. Isso explicou por que ele recuava quando alguém o tocava; ele simplesmente não conseguia ouvir as pessoas se aproximando.
Além disso, seus dentes estavam em péssimas condições e causavam grande desconforto. Felizmente, Messina providenciou a cirurgia necessária para corrigir os problemas dentários, e após a recuperação, Solo se transformou em um cão completamente diferente! Era evidente que a dor estava afetando seu comportamento, e agora ele podia finalmente desfrutar de uma vida mais feliz e confortável.